Monday, October 31, 2005

I Want to Be Free




Tinha 16 anos quando descobri a Toyah, através da sua versão do "Echo Beach". Estavamos em 1987. Na altura, pensei que ela fosse mais uma anónima one hit wonder mas, após vasculhar as revistas de música do meu irmão, descobri que a sua carreira era bem mais interessante e importante do que eu originalmente pensara.

Toyah tornou-se conhecida em Inglaterra no boom do movimento punk, em 1977. Eram famosas as festas que dava no armazém onde vivia, tinha por hábito dormir num caixão, gravava discos com uma sonoridade bastante alternativa para a época e... era uma respeitada actriz de teatro shakespeareano e actriz fetish do realizador Derek Jarman, algo que deixava a imprensa completamente desconcertada.

Nos anos 80, o seu som tornou-se substancialmente mais pop, fazendo com que os seus discos entrassem para os primeiros lugares das tabelas inglesas. Ainda hoje não há compilação 80's que não inclua o "It's a Mystery" ou o "I Want to Be Free". Após o falhanço comercial do single "Echo Beach", Toyah regressou aos discos mais conceptuais, gravando aquele que, para mim, é o seu melhor trabalho de sempre: "Prostitute".

Este ano, prepara-se para lançar um DVD ao vivo, comemorativo da sua carreira.

No comments: